Alentejo Litoral beneficia de projecto europeu no âmbito do turismo sustentável

Está em desenvolvimento no Alentejo Litoral mais um projecto de cooperação territorial europeia co-financiado pelo Programa INTERREG MED. O projecto LABELSCAPE visa promover a integração de rótulos de sustentabilidade nas políticas de turismo na região do Mediterrâneo e apoiar os destinos turísticos em processos de certificação de sustentabilidade. Envolve uma parceria internacional constituída por 10 organizações de 7 países do sul da Europa e tem também 10 parceiros associados, nos mesmos países.

Em Portugal, o projecto incide sobre a região do Alentejo Litoral. Está a ser implementado pela RCDI (www.rcdi.pt) com a colaboração da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e conta com a APECATE (https://apecate.pt/) como parceiro associado. Estando em curso um processo de certificação da região como destino turístico sustentável, o LABELSCAPE pretende apoiar este processo, colaborando com as entidades responsáveis na dinamização de acções que contribuam para o reconhecimento internacional do Alentejo como região turística sustentável e de qualidade.

Com este objectivo, foi constituído no âmbito do projecto um Grupo de Acção Territorial, no qual participam as principais instituições públicas e privadas que prosseguem fins de desenvolvimento turístico na região. Através do Grupo de Acção Territorial serão divulgadas as experiências e boas práticas desenvolvidas no contexto do LABELSCAPE, que possam contribuir para a concretização do processo de certificação em curso na região e, sobretudo, para a promoção da sustentabilidade dos agentes turísticos locais. Mais informação sobre o projecto LABELSCAPE e os seus parceiros está disponível em
https://labelscape.interreg-med.eu,.

ou na página de projecto no website da RCDI, em
http://www.rcdi.pt/projecto_labelscape?m=c25.