CEBAL PROMOVE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E SEMINÁRIO ONLINE PARA COMEMORAR O FASCÍNIO PELAS PLANTAS

Nos próximos dias 18 e 21 de maio, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) associa-se à celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas 2021, que se assinala a 18 de maio, com duas atividades exclusivamente online. O CEBAL para assinalar este dia apresentará uma exposição fotográfica cujo protagonista é a planta do cardo, sob o olhar de quem trabalha com ele, em prol da valorização económica deste recurso endógeno de elevado valor. Para além disso, o centro realizará um seminário online que pretende reunir investigadores e produtores do setor dos frutos secos no Alentejo, partilhando experiências e conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento sustentável desta fileira.

 

No dia 18 de Maio 2021, terça-feira, destaca-se a exposição fotográfica “Cardo – Um recurso endógeno”, que reúne as diferentes fases de desenvolvimento da planta Cynara cardunculus, vulgarmente conhecida por cardo, desde o momento da germinação da planta até à floração, encerrando o ciclo anual de desenvolvimento quando as primeiras sementes voltam à terra, arrastadas pelos ventos de final de Verão. A exposição poderá ser visitada em detalhe na página de Facebook do CEBAL e no canal de YouTube do mesmo em: https://www.youtube.com/watch?v=g1f73Xri7kE.

No dia 21 de Maio 2021, sexta-feira, pelas 14h00, terá lugar o seminário online “FRUTOS SECOS DO ALENTEJO – O Contributo da Ciência para a Sustentabilidade do Sector”, promovido/organizado pelo Centro de Transferência de Tecnologia (CTT) do CEBAL, em parceria com a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, que explorará, pela parte da Ciência, as estratégias de ação territoriais e ferramentas biotecnológicas para a produção de amendoeiras de elevada qualidade fitossanitária, bem como as estratégias agronómicas sustentáveis para maior produtividade dos pomares. Do tecido produtivo, com a perspetiva de quem produz, haverá a partilha das suas experiências e visões e das práticas de produção que aplicam. O programa completo poderá ser consultado na imagem abaixo. A inscrição prévia é obrigatória através do formulário https://forms.gle/VdHSXnGejfxCuxUz8. A sessão poderá ser acompanhada em direto na plataforma Zoom.

Para mais informações consulte a página de Facebook do CEBAL ou o site www.cebal.pt.

O Dia do Fascínio pelas Plantas foi lançado pela/é uma iniciativa da European Plant Science Organisation (EPSO), que procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversas áreas, desde a agricultura e produção sustentável de alimentos, à silvicultura e produção de bens não alimentares, bem como à cultura e ao lazer. Em Portugal, a iniciativa é coordenada pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e pela Sociedade Portuguesa de Biologia das Plantas, e pretende que as instituições e empresas nacionais se juntem às centenas de entidades, de mais de 40 países, para festejar o maravilhoso mundo das plantas. O CEBAL tem sido participante assíduo, celebrando este dia e dando a conhecer a investigação desenvolvida nesta área.