Escolas de Odemira continuam no top de recolha da 12ª edição da Geração Depositrão

Na 12ª edição do programa “Geração Depositrão”, o distrito de Beja foi responsável por 10% das recolhas globais ao recolher cerca de 40 toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas, o que o coloca num lugar de destaque.

Para esse lugar de destaque contribuíram as escolas EB 2,3 Damião de Odemira e EB1 Nº 1 de Saboia, no concelho de Odemira

Juntos recolheram cerca de 31 toneladas de resíduos, sendo a Escola Básicas 2,3 Damião de Odemira, a vencedora desta edição, ocupando o 1º lugar do ranking nacional, contribuindo assim para a representatividade da região nível nacional. Ao fim de 12 anos de participação na Geração Depositrão, já contribuiu com mais de 142 toneladas para este programa de sensibilização ambiental que visa (in)formar as crianças e jovens – e, através destes, a população em geral – acerca da importância do adequado encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

Por seu lado, a EB1 Nº 1 de Saboia também surge regularmente nos primeiros lugares, tanto a nível regional como nacional, o que lhe permitiu o recebimento vários prémios, ocupando o top 5, nos dois critérios de avaliação peso total (mais de 13 000 kg) e peso por aluno (mais de 200 kg/aluno).

No ano letivo anterior, 2019/2020, o programa “Geração Depositrão” permitiu recolher cerca de 385 toneladas de REEE e 15 toneladas de RP&A.