2 dedos de conversa: da Educação de Infância ao 1°Ciclo – com Fábio Gonçalves e Rui Inácio

7 Abril 2021
21 : 30
Online
Preço: grátis
Na prática diária de um educador ou professor há duas palavras que têm de fazer parte da gramática pedagógica de cada um: intencionalidade educativa. Tudo aquilo que acontece com um grupo de crianças tem de partir de objetivos claros: para onde queremos ir? Onde pretendemos que eles cheguem? O que tencionamos alcançar com esta atividade? Porquê fazer desta forma?
Na nossa ação educativa, entre as seguranças e fragilidades com que diariamente nos deparamos, precisamos de tempo para parar, pensar e questionar as nossas certezas e avaliar as nossas incertezas.
Estas questões, sobre as quais diariamente pensamos, consciencializam-nos sobre o nosso papel, sobre o nosso know how, efetivando uma relação dialógica entre a prática e a reflexão.
A partilha, discussão, desconstrução e reconstrução de conhecimento pedagógico é essencial para o desenvolvimento da profissionalidade docente de cada um. Por este motivo, dia 7 de abril estaremos online, em direto na página Apontamentos sobre Educação e Infância e na página Uma Caixa cheia de nada, para conversarmos sobre as nossas aventuras e intenções na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.