Apresentação da obra Odemira: Património, Religião, Sociedade e Território

8 Setembro 2021
11 : 00
Odemira - Cineteatro Camacho Costa

Próximos Eventos

30 Setembro 2021

Odemira - Cineteatro Camacho Costa

30 Setembro 2021

Online - Redes sociais do Município de Odemira

1 Abril 2022

CCB - Centro Cultural de Belém - Lisboa & Casa da Música - Porto

A obra Odemira: Património, Religião, Sociedade e Território, da autoria dos historiadores António Martins Quaresma e José António Falcão, editada pelo Município de Odemira e pela Pedra Angular – Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, vai ser apresentada ao público, às 11 horas, no dia 8 de Setembro próximo, no Cine-Teatro Camacho Costa, de Odemira.

Trata-se de um estudo de temática histórica e patrimonial, em três volumes, com mais de 1.000 páginas, profusamente ilustrada, que discorre sobre o concelho de Odemira. Inclui, além de amplas secções de cartografia e iconografia, centenas de fotografias inéditas (ou pouco conhecidas), uma bibliografia sistemática e um extenso apêndice documental.

António Martins Quaresma e José António Falcão, que já contam com vasta bibliografia nas áreas da sua especialidade, nomeadamente sobre o Alentejo Litoral, oferecem aos leitores um quadro aprofundado e sugestivo do território de cujo estudo se ocuparam.

A história regional tem vindo a ganhar crescente protagonismo no âmbito do conhecimento da realidade portuguesa, assistindo-se a uma espécie de tranquila revolução científica neste domínio que leva a repensar o papel do Alentejo no contexto nacional e, até, internacional. Esta obra, fruto de quase 15 anos de trabalho, não se limita a fazer um ponto da situação no que diz respeito ao concelho odemirense, o mais vasto do país: revela novas e estimulantes perspectivas para o seu entendimento a uma escala global e traça intersecções, algumas das quais insuspeitas, entre o património material e imaterial, a vida religiosa, a organização das comunidades locais e o vertebrar da região, entre o Atlântico e o interior.

O livro, que conta com um luminoso prefácio por José Mattoso, será apresentado ao público por Isabel Cristina F. Fernandes, do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, com sede em Palmela, num acto que contará com a presença de José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira.