Conferência Internacional “Comunidades e redes para a inovação territorial” (Online)

23 Novembro 2020
9 : 00

Outras datas do evento

2020-11-25
Online

Próximos Eventos

5 Dezembro 2020

Casa da Lua - Parreiras - Vale de Santiago

5 Dezembro 2020

Ribeira da Azenha - Antiga escola primária

5 Dezembro 2020

Aljezur - Espaço Multiusos

5 Dezembro 2020

Lagos - Rua Dom Vasco da Gama

6 Setembro 2021

Coliseu - Lisboa

A Conferência Internacional “Comunidades e Redes para a Inovação Territorial”, organizada pelo Programa Integrado “CeNTER” e pelo Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, irá realizar-se em formato digital e acesso livre para todos, entre os dias 23 e 25 de novembro de 2020. A V Conferência de Planeamento Regional e Urbano junta-se a este evento e irá, pela primeira vez, promover um debate totalmente em formato virtual.
Em tempos de novos e excecionais desafios, esta Conferência conta com um programa versátil, várias temáticas em análise, múltiplas atividades interativas e oferece uma oportunidade única para esbater fronteiras e alargar o debate a todos. Tem como objetivo principal debater o papel que as redes e as comunidades assumem na resposta aos grandes desafios societais de hoje, nomeadamente por via da inovação de base territorial. Como tal, pretende-se promover um espaço de ampla discussão com a comunidade académica e científica, com os atores e decisores regionais, bem como com as próprias iniciativas inovadoras.
A inovação de base territorial tem dado origem a processos que valorizam as pessoas e a sua qualidade de vida, reduzem disparidades e potenciam os recursos endógenos territoriais, para além de promoverem novos arranjos organizacionais e inúmeras formas de inovação, como a modernização ecológica. As Políticas Europeias de Inovação e de Coesão Territorial, e os próprios processos de planeamento regional e urbano, nem sempre têm dado o devido enquadramento, apoio e valor a estas iniciativas de base comunitária ou assentes em redes. Esta Conferência procurará, assim, contribuir para uma melhor compreensão das dinâmicas entre os diversos atores promotores de desenvolvimento regional, bem como das melhores práticas e políticas que tornem as regiões mais sustentáveis e justas

23.11 – 9.00 e 25.11 – 17.30

Organização – Programa CeNTER- Redes e Comunidades para a Inovação Territorial