DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO

3 Março 2021
19 : 00
Online

Próximos Eventos

Evento de Academia dos +

DATA prevista: 3 a 31 de Março de 2021 (mediante número de inscritos)
(sessões síncronas + sessões assíncronas)
_______________
1. INTRODUÇÃO
Este curso pretende preparar os/as participantes para o desempenho e/ou aperfeiçoamento profissional na área do Apoio a Crianças, de modo a que, respeitando os imperativos de segurança e deontologia profissional, cuidem de crianças durante as suas atividades.
As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas escolas, em muitas famílias e assumem-se frequentemente como um obstáculo que dificulta o sucesso escolar das crianças. Estas dificuldades existem sempre que um aluno apresente um perfil de funcionalidade discrepante do esperado para a sua faixa etária e nível de escolaridade. As dificuldades específicas de aprendizagem podem traduzir-se em dificuldades na leitura e escrita, orientação espacial, perceção comprometida, entre outras.
Compreender as dificuldades específicas de aprendizagem é fulcral para que seja possível dar resposta às necessidades da criança e potenciar o seu desenvolvimento e sucesso escolar.
2. OBJETIVO GERAL
Este curso pretende dotar os/as participantes com competências que permitam aumentar a eficiência e eficácia no cuidado de crianças durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.
Objetivos gerais deste curso:
– Desenvolver estratégias de intervenção eficazes que promovam a aprendizagem e a motivação das crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, em particular dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia, para serem aplicadas quer em contexto familiar, quer em contexto escolar.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final deste curso os/as participantes deverão ser capazes de:
– Compreender o modo como o conceito de dificuldades de aprendizagem evoluiu ao longo do tempo.
– Conhecer as características e os processos subjacentes à avaliação de competências de leitura, escrita e matemática.
– Relacionar a avaliação e monitorização sistemática de competências com uma intervenção adequada às caraterísticas dos/as alunos/as.
– Adotar práticas coerentes com a legislação atual.
4. DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a Pais, Encarregados de Educação, Assistentes operacionais, Auxiliares de Ação Educativa, Professores, Educadores, Estudantes e Profissionais da área da Educação e todos os/as interessados/as nesta área.
5. MODALIDADES E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Formação Modular Certificada e-Learning
6. METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS
” Expositiva; Interrogativa; Demonstrativa e Ativa. Privilegia-se os métodos ativos por forma a estimular a reflexão, o envolvimento e a capacidade de resolução de problemas e casos práticos.
” Os recursos apresentados devem constituir-se como instrumento facilitador e impulsor da reflexão do/a utilizador/a em torno de questões basilares relativas ao Apoio a Crianças, despertando o desejo de aprofundar os temas e (re) descobrir outras formas de intervenção.
7. CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
Os formandos são classificados numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores:
[0 – 5] – Péssimo;
[6 – 9] – Insuficiente;
[10 – 13] – Suficiente;
[14 – 16] – Bom;
[17 – 20] – Muito Bom.
8. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulos
I – INTRODUÇÃO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 6h
” Percurso histórico do estudo do tema
” Características associadas às crianças com Dificuldades de Aprendizagem
II – AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 6h
” Dislexia
” Disortografia
” Disgrafia
” Discalculia
III – AVALIAÇÃO DO PERFIL DE UMA CRIANÇA COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 6h
” Avaliação das áreas básicas de desenvolvimento da criança
” Áreas Forte, Emergente e Fraca
IV – ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 7h
” Estratégias de Intervenção Pedagógicas Lúdicas
” Trabalho Final
Total 25 HORAS
9. RECURSOS PEDAGÓGICOS
” Plataforma Zoom;
” Manual em PDF;
” Textos e documentos de Apoio;
” Vídeos;
10. REQUISITOS INFORMÁTICOS
” Computador com os seguintes softwares:
– Browser atualizado;
– Adobe Reader Atualizado;
” Acesso à internet;
” Microfone;
” Webcam.
NOTA: o curso é construído por 5 sessões síncronas, de 1h cada, sendo as restantes sessões assíncronas
Neste Curso Intensivo procuraremos dar resposta a estas questões e outras que possam surgir.
_________________________
Formadora: Dr.ª Juliana Fernandes
Licenciada em Psicologia com especialização na área de Trabalho e Organizações. Define-se como uma apaixonada por pessoas e desde 2005 que se dedica à área da Formação Profissional nunca esquecendo que os adultos de hoje são o reflexo da sua infância e experiências de vida. Formadora em diversas áreas, Técnica de Recursos Humanos e consultora, dedica-se ao Desenvolvimento de Pessoas pautando o seu desempenho em elevados níveis de rigor, exigência, criatividade e empenho.
______________________
* * Valor p/ participante: 60 euros (pagos no acto da inscrição).
Áreas de Educação e Formação Certificadas:
– 146: Formação de professores de áreas tecnológicos
– 482: Informática na ótica do utilizador
– 761: Serviços de apoio a crianças e jovens
* Após o preenchimento dos seus dados pessoais neste formulário, irá receber um email, onde serão enviados todos os dados para proceder ao pagamento (60€) e envio da respetiva documentação; de forma a finalizar o processo de inscrição.
* Para mais informações, contacte: formacaodosmais@gmail.com / 221134862 / 914211694
* * (Vagas limitadas aos primeiros 10 inscritos)
* * Todas as sessões síncronas são gravadas e enviadas as gravações via email p/ todos os inscritos.
PARA INSCRIÇÕES, basta aceder ao seguinte link e preencher o formulário: