Medos e fobias nas crianças

7 Abril 2021
19 : 00
Online (Curso - 25h)

Próximos Eventos

4 Setembro 2021

Evento online

18 Agosto 2021

Burgau - Areal e Miradouro e outros

17 Agosto 2021

ATerra Eco Boutique - Carvalhal das Figueiras São Teotónio

1 Abril 2022

CCB - Centro Cultural de Belém - Lisboa & Casa da Música - Porto

Evento de Academia dos +

1. INTRODUÇÃO
Este curso pretende preparar os/as participantes para o desempenho e/ou aperfeiçoamento profissional na área do Apoio a Crianças, de modo a que, respeitando os imperativos de segurança e deontologia profissional, cuidem de crianças durante as suas atividades.
Quase todas as crianças, na sua evolução psicológica normal, atravessam uma série de etapas nas quais sentem medo perante determinadas situações ou objetos. Existem medos universais presentes no desenvolvimento normal de todas as crianças que tal como aparecem também desaparecem espontaneamente à medida que a criança vai adquirindo experiência no que diz respeito a eles.
– Nos primeiros meses de vida o bebé sente medo perante ruídos fortes e inesperados.
– Por volta dos 6 meses sente medo perante movimentos repentinos.
– Até aos 8 meses tem medo de pessoas e situações estranhas.
– Por volta dos 4 anos tem medo do escuro, de estar sozinho, de seres imaginários, de animais, de elementos da natureza, etc.
– Até aos 8 anos tem medos mais existenciais …
A idade indica-nos se o seu medo é ou não consequente com esta e quando tempo se pode esperar que dure. De todas as formas, embora esse medo seja próprio da idade, não deve ignorar-se nem ridicularizar-se. Tão pouco deve superproteger a criança, pois isso levaria a pensar que de facto existe um perigo real.
2. OBJETIVO GERAL
Este curso pretende dotar os/as participantes com competências que permitam aumentar a eficiência e eficácia no cuidado de crianças durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.
Objetivo geral deste curso:
– Desenhar e aplicar estratégias de intervenção lúdicas que permitam ajudar a criança a lidar com os seus medos e fobias.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final deste curso os/as participantes deverão ser capazes de:
– Definir o conceito de medo;
– Definir o conceito de ansiedade;
– Definir o conceito de fobias e tipos de fobias;
– Definir o conceito de pânico;
– Conhecer a história da investigação e desenvolvimento do medo no cérebro;
– Conhecer o desenvolvimento do medo no cérebro;
– Conhecer a forma como os sonhos se formam;
– Conhecer como os sonhos nos permitem entrar em contacto com os nossos;
– Definir conceito de sonho, pesadelo e terror noturno;
– Conhecer a utilidade e importância das histórias e contos infantis;
– Aplicar estratégias simples que os pais, educadores ou professores podem utilizar para controlar ou eliminar determinados medos das crianças, mais concretamente aqueles que são mais irracionais ou imaginários.
4. DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a Pais, Encarregados de Educação, Assistentes operacionais, Auxiliares de Ação Educativa, Professores, Educadores, Estudantes e Profissionais da área da Educação e todos os/as interessados/as nesta área.
NOTA: o curso é construído por 5 sessões síncronas, de 1h cada, sendo as restantes sessões assíncronas
* * Valor p/ participante: 60 euros (pagos no acto da inscrição | valor não reembolsável).
* Para mais informações, contacte: geral@academiadosmais.pt / 221134862 / 914211694
* * (Vagas limitadas aos primeiros 10 inscritos)
* * Todas as sessões síncronas são gravadas e enviadas as gravações via email p/ todos os inscritos.
PARA INSCRIÇÕES, basta aceder ao seguinte link e preencher o formulário: