Medos na Infância: Estratégias de intervenção

19 Outubro 2021
19 : 00
Online

Próximos Eventos

31 Outubro 2021

Odemira - Bar O Cais - Zona Ribeirinha

7 Novembro 2021

Online

2 Novembro 2021

Online

Evento de Academia dos +

Perante uma ameaça, seja ela real ou imaginária, o corpo reage de forma adaptativa de forma a alertar o indivíduo para um possível perigo. A esta reação chamamos MEDO. Assim, o medo faz parte do desenvolvimento saudável das crianças, conferindo proteção e segurança, na medida em que corresponde a um conjunto de respostas motoras, psicofisiológicas e cognitivas que vão ao encontro desses objetivos. Contudo, ao medo persistente e irracional, que leva a criança a evitar ou suportar com elevado sofrimento determinadas situações ou objetos, chamamos de fobia.
Desta forma, é essencial identificar os vários tipos de medo e as fases em que os mesmo surgem, para melhor definir as estratégias de intervenção com vista ao desenvolvimento saudável das crianças.
OBJETIVOS:
– Refletir acerca do tema dos medos, nomeadamente o seu conceito, funções e estratégias para lidar com os mesmos.
Conteúdos a abordar:
– Definição de conceito de medo;
– Diferenciar medo de fobia;
– Tipos de medo na infância;
– Benefícios do relaxamento;
– Definir estratégias de intervenção nos medos na infância.
DESTINATÁRIOS
– Pais, Encarregados de Educação, Assistentes operacionais, Auxiliares de Ação Educativa, Professores, Educadores, Formadores, Psicólogos, Estudantes e Profissionais da área da Educação/ Saúde e todos os/as interessados/as em aprofundar conhecimentos nesta área.
FORMADOR
– Dr.ª Rita Rosa: Psicóloga, mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tem vindo a desenvolver a sua prática profissional na área da psicologia da educação e desenvolvimento em escolas, creches e jardins-de-infância, assim como na área da formação tanto a pais, como profissionais e estudantes das áreas da educação e saúde. Com experiência em avaliação e apoio psicológico a crianças, adolescentes e adultos e aconselhamento parental. Paralelamente é instrutora do método Happy Yoga para Crianças. Acredita que o acompanhamento de crianças e o apoio frequente aos seus cuidadores são uma mais valia na promoção de um desenvolvimento saudável, de ambos, em diversas áreas. Considera-se uma pessoa apaixonada pela área profissional, com elevados níveis de motivação, empenho e orientação para a resolução criativa de problemas e conflitos.
NOTAS
– A plataforma de acesso será o Microsoft TEAMS (sessão de 1 hora). Recomendamos a instalação desta plataforma no equipamento que irá utilizar no dia do evento. Não nos responsabilizamos pela falta de conhecimento na utilização desta plataforma. 5 euros (inclui emissão do certificado de participação e envio do material didático | valor não reembolsável). Vagas limitadas aos primeiros 20 inscritos. Não são enviadas as GRAVAÇÕES. Antes 24 horas da realização do evento, receberão um email com o link de acesso à sala TEAMS. Será enviado após o término do evento, o certificado de participação num prazo máximo de 48 horas (dias úteis). Este ficará disponível APENAS 72 horas (dias úteis) no separador “Conversas” da plataforma. O respetivo material didático ficará disponível logo após a sessão síncrona terminar, no separador ficheiros da plataforma.
PARA INSCRIÇÕES, basta aceder ao seguinte link:
Através do Docs Form:
https://forms.gle/DG52rs2MXNMchpvP8
__
Áreas de de Educação e Formação Certificadas:
– 146: Formação de professores de áreas tecnológicas
– 482: Informática na ótica do utilizador
– 761: Serviços de apoio a crianças e jovens
Para mais informações contacte: geral@academiadosmais.pt