Protesto anti-tourada

9 Agosto 2024
20 : 00
Vila Nova de Milfontes

Próximos Eventos

14 Setembro 2024

Odemira - Igreja da Misericórdia

5 Outubro 2024

Zambujeira do Mar - Praia

22 Novembro 2024

Lisboa - Tivoli BBVA

19 Dezembro 2024

Lisboa - Coliseu dos Recreios

17 Dezembro 2024

Porto - Casa da Música

26 Outubro 2024

Porto - Coliseu Porto Ageas

Terá lugar na sexta-feira, dia 9 de Agosto, a partir das 20h, um protesto Anti-Tourada na Rotunda do Poço Novo, ao lado da arena montada em Vila Nova de Milfontes para acolher a Tourada, dita de beneficência para o jovem Francisco Coelho, vítima de uma grande tragédia familiar em Junho passado.

Informamos de que vamos também ter actuações ao vivo de músicos que se associaram a esta causa em defesa do bem-estar animal e pelo fim de tortura desnecessária a touros e a cavalos, assim como prevemos um microfone aberto para várias intervenções.

O protesto anti-touradas, é promovido pela Acção Directa Portugal, um grupo de ação informal de defesa da causa animal, constituído por voluntários, aos quais se juntaram muitos residentes em Vila Nova de Milfontes que vêm nas touradas um acto de violência contra animais, absolutamente desnecessário.

É nossa convicção profunda que se pode ser solidário com causas sociais sem promover e apoiar touradas, e por essa razão denunciamos o oportunismo descarado da desgraça alheia que os organizadores desta touradas estão a fazer. Trata-se pois de um evento de caridade branqueada, ao explorar a situação trágica que afectou a vida daquele jovem.
Estamos acima de tudo, solidários com o Francisco e propomos que todos os donativos sejam feitos para a Conta do Movimento Solidário PT50 0045 6333 4039 1206 3825 2 já aberta pelo Clube Desportivo Praia Milfontes. Além disso, nem Vila Nova de Milfontes, nem o concelho de Odemira têm tradição tauromáquica, pelo que vemos este evento em completo contraciclo, fora de tempo e sem sentido. A última corrida de touros em Vila Nova de Milfontes aconteceu em 2016.

As touradas estão em claro declínio em Portugal e o inquérito europeu recente de Março de 2024 1mostra que a maioria dos portugueses, espanhóis e franceses se opõe à realização de touradas. Mais de 84% dos municípios portugueses são livres de touradas, que é o que desejamos para Odemira e também para os restantes 16% de municípios que ainda teimam em realizar corridas de touros, em pleno século 21.

Efetivamente a ideia de realizar touradas em Vila Nova de Milfontes, que se tem esforçado por promover um turismo de Natureza e desportos náuticos, com cada vez mais adeptos e por onde passa um dos trajectos mais visitados da Rota Vicentina é completamente contraproducente e afasta os turistas, num ano particularmente já difícil para o turismo na região.