Re-parar na arte do nosso tempo

27 Fevereiro 2021
21 : 30
Online

Próximos Eventos

Evento de Escola Utopia Arte & Ideias

Um programa de seis conferências, em formato remoto, que oferece um espaço de discussão e pensamento sobre temas fundamentais do panorama artístico contemporâneo.
Concepção – Samuel Silva (biografia abaixo)
Funcionamento – 6 sessões online (plataforma ZOOM)
Horário – sábados 21:30h- 23:00h
Data – 27 de fevereiro a 3 de abril
Valor – 80€
Estrutura do curso
(S1) Arte contemporânea: uma introdução.
(S2) Hoje a paisagem é o meu corpo.
(S3) Pendulum: entre a prática artística e a música contemporânea.
(S4) Video-arte: old bottle, new wine
(S5) O livro de artista não é um livro de arte.
(S6) Hospitalidade radical: processos artísticos e envolvimento social
Com entrega de certificado de participação.
Biografia
Samuel Silva (Santo Tirso, 1983)
Artista Plástico, professor e investigador, vive e trabalha no Porto.
Os seus projectos têm explorado as relações entre a prática artística e o seu contexto social, o envolvimento e participação do público em processos de criação, assim como desenvolvido experiências criativas que problematizam situações intersticiais entre arte e educação.
É Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, doutorado em Educação Artística com a tese “Desenhando-se. Inter-relações entre a experimentação artística e a construção de subjectividades em ambientes de aprendizagem” e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas, sendo ainda membro integrado no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Desenvolve investigação nas áreas da educação artística e mediação em espaços culturais ligados à arte contemporânea, tendo colaborado nos últimos anos com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, concebendo e coordenando cursos, acções de formação, conversas ou desenvolvendo projectos de índole experimental.