MUNICÍPIO DE ODEMIRA PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE DESPORTO ESCOLAR E ARTICULAÇÃO COM O DESPORTO FEDERADO

Ciclo de formação certificada em Desporto

“Desporto Escolar e articulação com o Desporto Federado” é o tema da terceira ação de formação inserida no Ciclo de Formação Desportiva, promovido online pelo Município de Odemira, agendada para os dias 6 e 7 de maio, entre as 20.00 e as 22.00 horas.

Esta formação será dinamizada por oradores com currículos relevantes e abordará a temática da articulação entre o Desporto Escolar e Desporto Federado, com base nas experiências práticas dos formadores, relacionados com o Judo e com o Atletismo, cujos principais pressupostos são transferíveis para outras modalidades.

O tema “O Judo como Desporto Escolar e Desporto Federado” será apresentado por José Mário Cachada (Licenciado em Educação Física – opção de Futebol, com Pós-Graduação em Ciências do Desporto, ramo de Gestão Desportiva, Mestrado em Ciências do Desporto, ramo de Gestão Desportiva, e Doutoramento em Ciências do Desporto; actualmente é Professor de Educação Física do Ensino Secundário e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Treinador de Futebol – Grau II – UEFA B.)

O tema “A articulação entre o Desporto Escolar e o Desporto Federado: o caso do Atletismo” será apresentado por João Gomes (Licenciado em Treino Desportivo, Treinador de Grau II, actualmente em Estágio de Grau III – área dos Saltos, Atletismo e Treinador do Sport Lisboa e Benfica, na área da formação Juvenil e do Alto Rendimento nas disciplinas de Saltos e Provas Combinadas; recebeu o Prémio Treinador de Jovens nos anos 2016 e 2017 atribuído pela Federação Portuguesa de Atletismo).

 

Os interessados devem efectuar a sua inscrição online, através dos links:

Link para residentes no concelho de Odemira: https://forms.gle/GzNCxkkn336BxRTE8

Link para inscrições de não residentes no concelho de Odemira: https://forms.gle/8v2K1sSeJULDQbmm8

 

Ao longo de 2021, o Município de Odemira promove um ciclo de formação online dedicado ao Desporto, dirigida a aos treinadores das várias modalidades, técnicos de exercício físico e diretores técnicos do concelho. As formações são certificadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e gratuitas para residentes no concelho.

As próximas formações serão dedicadas aos temas “Planificação e organização de um clube desportivo” (1 e 2 de julho), “Desafio na monitorização de carga de treino em desportos de resistência” (2 e 3 de setembro), “Técnicas de comunicação e coaching para treinadores” (4 e 5 de novembro) e uma preleção final sobre “Arbitragem” (3 de dezembro). “Nutrição Desportiva” e “Saúde Mental no Desporto” foram os temas das duas primeiras formações, que decorreram em fevereiro e março, respectivamente.

Para mais informações contactar o Sector de Desporto do Município de Odemira, através dos números 925 403 638 e 962 377 450 ou do e-mail desporto@cm-odemira.pt