Novo filme: “Montado, o Bosque do Lince Ibérico”

No dia 11 de agosto, vai chegar às salas de cinema “Montado, o Bosque do Lince Ibérico” uma obra audiovisual narrativa de Joaquín Gutíerrez Acha.

Existe um bosque ancestral na Península Ibérica que conserva uma biodiversidade extraordinária: é o Montado. Na Idade Média as comunidades rurais decidiram eliminar parte dos bosques que rodeavam as suas vilas de modo a evitar emboscadas por parte de invasores. Esta estratégia bélica foi-se estendendo paulatinamente ao longo das planícies douradas, dando origem a um modelo florestal tipicamente ibérico onde o aproveitamento de recursos conviveu sempre em harmonia com a vida selvagem.

Desde então, as aves mais lendárias do Mediterrâneo constroem os seus ninhos nos ramos destas velhas árvores e, sob as suas copas, uma infinidade de seres participa no banquete dos frutos, enquanto outra multitude de criaturas se esconde nas suas concavidades. Mas acima de tudo, o Montado é um campo de batalha – é o lugar onde os grandes herbívoros se desafiam, onde águias formidáveis caçam, onde, sob a pressão dos mangustos, convivem os maiores répteis da Europa e onde atrás das flores se escondem predadores com as camuflagens mais fantásticas.

“Dominado pelas grandes manchas de sobreiros e azinheiras alinhados em planícies onduladas ou em serras mais tímidas, o montado alentejano é uma imagem idílica de um território pouco habitado, onde o tempo raramente é medido pelos ponteiros do relógio, substituído pela luz do dia, e onde impera um grande sentimento de harmonia entre a paisagem, a natureza e o Homem.”

O montado é considerado hoje um dos grandes santuários naturais e, para além de reunir uma grande biodiversidade com mais de 200 espécies diferentes, conserva um conjunto de mamíferos em elevado risco de extinção.

Este filme, surge na sequência da candidatura do montado a património da humanidade da UNESCO e leva-nos, através do olhar particular de Joaquín Gutíerrez Acha, numa viagem imersiva. Com a narração da atriz Joana Seixas, o realizador mostra-nos um raro exemplo de boas práticas da interferência do homem no curso natureza através de imagens contemplativas sobre este bosque ancestral na Península Ibérica.

“Montado, o Bosque do Lince Ibérico” é o documentário com maior orçamento até à data em Portugal, tendo contado com cerca de 4 milhões de euros para a sua realização.

https://www.theuniplanet.com/2022/07/novo-filme-montado-o-bosque-do-lince-iberico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=novo-filme-montado-o-bosque-do-lince-iberico&ct=t(RSS_EMAIL_CAMPAIGN)