O FESTIVAL DE CAMINHADAS DE AMEIXIAL ESTÁ DE VOLTA, NOS DIAS 8 E 9 DE MAIO

A ideia, à semelhança do conceito de Walking Festivals que ocorrem noutros países, surgiu em 2013 e, até então, tem tido muito sucesso na região do Ameixial, Loulé.

Este ano, celebra-se a 8ª edição do Festival de Caminhadas do Ameixial, que acontece no próximo fim-de-semana, nos dias 8 e 9 de maio, embora decorra, normalmente, durante o último fim de semana de abril.

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” e as necessidades, pelo que, de forma a assegurar a segurança de todos os participantes, a sessão de abertura decorrerá online, já amanhã, dia 7, pelas 19 horas. O evento é aberto a todos (via Youtube) e o que se pretende discutir é o futuro da freguesia, tendo em conta, não só o seu potencial enquanto património, como também a viabilidade para começar a construir um caminho mais sustentável.

Hoje é o último dia para realizar a inscrição, através do formulário disponível aqui, e varia entre os 5 euros e os 10 euros (um dia e dois dias, respetivamente).

O programa conta com 18 percursos diferentes, obedecendo a diferentes temáticas e distâncias, para todos os gostos. As caminhadas foram criadas com o intuito de “juntar amigos num determinado território, […] dar a conhecer os valores da região, apoiar a economia local, e sensibilizar as comunidades e as entidades para a salvaguarda do património e para o desenvolvimento de práticas ambientalmente sustentáveis e valorizadas para o território.”, como poderá ver no website do evento. Aqui, poderá também encontrar mais informações sobre os percursos e sobre a organização.