ODEMIRA ASSINA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM PLANO NACIONAL DAS ARTES E ADERE AO COMPROMISSO DE IMPACTO SOCIAL

O Município de Odemira celebrou, na passada terça-feira, 26 de novembro, um protocolo de colaboração com o Plano Nacional das Artes (PNA) para a concretização de ações no âmbito da educação e da cultura. O momento incluiu ainda a assinatura de um protocolo com a mesma entidade para adesão à Carta de Princípios relativa ao Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC), com o objetivo de reforçar o impacto social das atividades culturais dinamizadas pelo Município.

O protocolo de colaboração e a subscrição da carta de princípios do compromisso foram formalizados pelo Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e pelo comissário do Plano Nacional das Artes (entidade promotora do CISOC), Paulo Pires do Vale, numa sessão que decorreu no Edifício dos Paços do Concelho.

O acordo agora formalizado entre a autarquia e o Plano Nacional das Artes prevê a implementação do Plano Cultural de Escola e a adesão a outros programas e medidas do PNA, que propõem a fruição e produção cultural como parte integrante do currículo, seja como instrumento, conteúdo ou metodologia para a aquisição de competências. Paralelamente, procura garantir as condições de cooperação técnicas, organizacionais, sociais, formativas, comunitárias e pedagógicas entre os outorgantes para a implementação do Plano de Ação Estratégica do PNA.

Com a adesão ao Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais, que permite medir e avaliar o trabalho realizado pelas entidades aderentes e, a partir daí, implementar estratégias que reforcem o seu impacto social, o Município de Odemira assumiu a aplicação da ferramenta a toda a sua rede de equipamentos culturais. Para já, terá seis meses para desenvolver um plano estratégico de desenvolvimento da Carta de Princípios do CISOC, com identificação das necessidades, objetivos, dimensões de impacto e públicos-alvo.

No decorrer da assinatura dos protocolos, foi ainda formalizada a criação do Conselho Consultivo do PNA Municipal, órgão onde estão representados os vários intervenientes da comunidade educativa e parceiros da comunidade local que assumem responsabilidades em diferentes áreas culturais e sociais. Desta Comissão fazem parte os Agrupamentos de Escolas do concelho de Odemira que integram a rede PNA (Colos, Sabóia, Vila Nova de Milfontes, Odemira e São Teotónio).