ODEMIRA CONQUISTA SELO DE MÉRITO POR CUIDAR DOS CUIDADORES INFORMAIS

O Município de Odemira, através do projeto Cui(Dar)+, voltou a ser reconhecido pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). Este reconhecimento surge com a renovação do selo de mérito para o biénio 2025/2026, na categoria de Ouro, enquanto autarquia que adota as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

O projeto Cui(DAR)+ é financiado pelo Município de Odemira e implementado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado, em parceria com a ULSLA – Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e os serviços locais do Instituto da Segurança Social. Através do Gabinete de Apoio à Pessoa Cuidadora e assente na dinamização de uma estrutura de apoio e acompanhamento aos cuidadores informais, centrado nos níveis de bem-estar Psicológico, Social e Físico, o projeto continua a prestar apoio psicológico e social e a promover o descanso do cuidador.

O CUI(DAR)+ dinamiza ainda um conjunto de workshops e ações de sensibilização na área da prestação de cuidados, dirigidos a cuidadores informais e formais, mas também para a população em geral.

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que visa distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas inovadoras em Portugal na área do apoio aos cuidadores informais. Na 4.ª Edição do Selo de Mérito da RACCI, as autarquias foram distinguidas nas categorias de ouro, prata e bronze, em conformidade com a observância dos critérios definidos no regulamento como práticas inclusivas, medidas de apoio, respostas sociais, dinamização ou financiamento de projetos.

Com os melhores cumprimentos,