ODEMIRA ENCERRA ÉPOCA BALNEAR COM BALANÇO POSITIVO

O Município de Odemira faz um balanço bastante positivo da época balnear de 2021 nas “Melhores Praias de Portugal”, tanto ao nível da procura turística, do baixo e pouco grave registo de ocorrências e na qualificação e diversificação da oferta de serviços de apoio ao veraneante.

O Município preparou a época balnear para que as 12 praias oficiais recebessem os veraneantes em total segurança e tranquilidade, contando com a presença de nadadores-salvadores, através de parceria com a Guardião – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira  e com a Seagull Rescue – Associação de Nadadores Salvadores de Grândola, e uma equipa de 17 jovens Assistentes de Praia, para apoio e informações úteis aos banhistas, através de parceria com o Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, no âmbito das medidas de prevenção e combate à doença Covid-19.

Em 2021 o concelho de Odemira contou com 12 praias de Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). As praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara hastearam a Bandeira Azul. Ao longo da época balnear foram dinamizadas diversas atividades de sensibilização e educação ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul, com o objectivo de despertar consciências para a importância da salvaguarda dos ecossistemas e do combate à poluição, com interação de centenas de participantes de todas as idades, realizadas online e nas praias.