PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE OFERECE RECEITAS SAUDÁVEIS A ALUNOS DO 1º CICLO

Lanches saudáveis foi o tema da segunda fase do projeto “Em Odemira o Chefe sou eu!” que chega agora ao fim e cuja conclusão incide na oferta de uma brochura com 10 receitas a todos os alunos do 1º ciclo do concelho e a realização de vídeos.

A ação foi assinalada na EB1 de Odemira no dia 21 de maio, com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Odemira responsável pelas áreas da Educação e da Saúde, Deolinda Seno Luís, e pela Presidente da Direção da Tic Tac, Rita Costa, também com o objectivo de celebrar o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade (22 de maio).

O projeto de Educação para a Saúde “Em Odemira o Chefe sou eu!”, para a promoção de uma alimentação saudável e equilibrada, foi promovido pela TIC TAC – Associação para a Promoção dos Tempos Livres das Crianças e dos Jovens, em parceria com o Município de Odemira e os cinco agrupamentos de escolas.

Depois de uma primeira fase de apresentação de refeições saudáveis, a segunda fase incidiu nos lanches, com o objetivo de diminuir o consumo de alimentos processados e nocivos para a saúde. Foram criados 10 episódios nos quais alunos do 1º ciclo das EB1 do concelho de Odemira executaram receitas de lanches propostos por Márcia Patrício, especialista em Alimentação Saudável.

Os vídeos foram divulgados nas escolas e chegaram às famílias através das redes sociais. Essas receitas serão agora distribuídas por todos os alunos do 1º ciclo.