Projeto RIO

RIO (Rádio Internacional Odemira) é mais do que uma rádio. É um projeto multimédia, que tem uma rádio como coração, emitindo 24 horas por dia, que liga/projeta todas as outras vertentes.

É uma empresa cofinanciada pelo Programa Odemira Empreende, criado pela Câmara Municipal de Odemira.

Atividade

A atividade da RIO desenvolve-se na área da comunicação social, resultante de uma necessidade sentida pela dimensão territorial e dispersão populacional do Concelho de Odemira e, também, pela notoriedade que ele tem vindo a ganhar tanto a nível nacional como internacional.

O projeto tem como âncora uma rádio a emitir em contínuo através da internet, inserida numa plataforma que também inclui podcasts, material em vídeo e, em breve, textos e um arquivo de imprensa, nacional e internacional, abrangendo uma grande variedade temática.

Justificação

inexistência de um meio de comunicação diário no concelho de Odemira tem como consequência a deficiente divulgação de atividades e acontecimentos. Tal é um obstáculo à criação de um verdadeiro sentimento de pertença e de união entre a população local, formada por uma grande diversidade étnica e cultural.

O facto de residirem no concelho pessoas de nacionalidades muito diversas, torna a sua integração na comunidade um aspeto essencial para a harmonia social, geradora de paz social garantida pela compreensão e aceitação do outro. Esta diversidade é, por outro lado, um enorme potencial para o Concelho de Odemira, pois pode constituir um ponto de partida para uma multiculturalidade que poderá servir de exemplo de que o respeito e a solidariedade são possíveis e desejáveis.

O nome dado ao projeto, RIO – Rádio Internacional Odemira, inspira-se no princípio “pensar global, agir local”, e, assim, a sua intervenção na realidade local partirá da análise da realidade global.

Neste sentido, num mundo marcado problemas de integração, focos de tensão e violência, a aceitação e integração harmoniosa de quem decide fixar-se no Concelho de Odemira, é um contributo importante para um concelho marcado por uma forte desertificação humana.

Essa integração parte da divulgação, que será feita, da cultura e dos contributos que as diversas comunidades estrangeiras podem trazer ao desenvolvimento do concelho, não só económico, mas também social e cultural.

Outro aspeto relevante do projeto é a colaboração estreita que se pretende com os Agrupamentos de Escolas do concelho, em especial, devido à sua proximidade com o de Odemira.

Pretende-se trabalhar com as comunidades escolares, aproveitando as experiências e saberes de pais e encarregados de educação, sobretudo em duas áreas, a educação para os media e a educação ambiental, unindo-as através da produção e realização de materiais audiovisuais em todos os níveis de ensino que reconheçam, valorizem e defendam a riqueza ambiental, não só da zona integrada no Parque Natural, mas de todo o concelho.

Produtos/Serviços

O trabalho desenvolvido no projeto materializar-se-á na produção e realização de programas e rubricas em formato áudio, documentários e outros materiais em vídeo.

Estes materiais vídeo e áudio farão a divulgação das atividades e projetos da comunidade, da história e cultura locais, com particular atenção à recolha de memória oral, e da riqueza natural de um concelho inserido numa paisagem única e protegida.

A publicação de livros, nas áreas da educação, das artes e do ambiente, será ponderada, pois a sua viabilidade depende dos apoios obtidos.

arquivo de imprensa, com documentos em português, espanhol, inglês e francês, organizado por temas, pretende servir de material de pesquisa, de qualidade reconhecida, para trabalhos escolares e informação do público.

Objetivos

– Proporcionar a toda a comunidade local um espaço de trabalho e de troca de ideias, concebido para atividades de desenvolvimento da criatividade;

– Recolher, tratar e transmitir som e imagem recolhidos em diversos eventos e atividades, como forma de divulgação e promoção do trabalho de instituições, empresas e associações, visando o desenvolvimento económico e social do concelho de Odemira e da região em que se insere;

– Valorizar e promover os elementos locais, contribuindo para a preservação do património cultural e natural da comunidade;

– Colaborar com os Agrupamentos de Escolas do concelho, em especial, devido à sua proximidade, com o de Odemira, incentivando e apoiando a produção de materiais áudio e vídeo, realizando workshops de formação nessas áreas e atividades de educação ambiental;

– Interpretar as correntes culturais e científicas contemporâneas e as suas raízes, promovendo a pesquisa e o cruzamento da informação;

– Desenvolver a participação cívica ativa numa sociedade e num mundo em mudança;

-Transmitir opiniões, emoções e sentimentos num quadro responsável de liberdade de expressão.

Mercado

O projeto pretende fornecer serviços no domínio do audiovisual, quer seja publicidade paga por empresas e instituições, realização de vídeos promocionais, divulgação de atividades e projetos, realização de atividades e eventos lúdicos e culturais.

Criatividade dos processos

O projeto assenta ele próprio na articulação criativa de processos. Os materiais recolhidos em reportagem serão trabalhados de formas diversas, criando documentos áudio e documentos vídeo, que formarão um arquivo, mais tarde utilizado como material para a realização de compilações temáticas. Todos estes materiais serão disponibilizados na net, em formato podcast ou através do Youtube.

A abordagem de temas e conteúdos será feita de forma criativa, apoiada por ações de formação regulares, tendo como base de trabalho um arquivo com milhares de documentos de garantida qualidade, pesquisas bibliográficas e na internet.

A intenção de produzir materiais educativos áudio, vídeo ou mesmo em livro, resultante de uma parceria já acordada com a Associação Tic Tac, e a disponibilização de um arquivo com materiais de imprensa nacional e estrangeira, será uma base de apoio à criatividade dos utilizadores escolares da plataforma.

Alguns dos conteúdos serão produzidos num centro de produção que visará a sua colocação noutros meios de comunicação locais, um pouco por todo o país, estabelecendo parcerias e protocolos.

Informações relevantes ou complementares

O projeto RIO é, pela sua abrangência, um projeto único e ambicioso. O cumprimento dos seus objetivos dará um forte contributo para tornar o Concelho de Odemira um território mais coeso através de um meio de comunicação aberto a todos, bem como um caso de multiculturalidade, ao pretender a integração das nacionalidades e culturas presentes no concelho.

Por outro lado, promoverá a educação dos jovens em áreas fundamentais da educação do futuro como sejam a educação de e para os media, a educação ambiental e o tratamento da informação, dotando-os de autonomia, criatividade e espírito crítico.

Por último, mas não em último, preservará as tradições culturais do concelho, divulgará a sua riqueza humana e natural, aproximando as gerações, construindo pontes para um futuro sustentável.

Pretende-se que a sustentabilidade financeira do projeto seja garantida pelo apoio de um ou dois grandes patrocinadores que associam o seu nome às principais vertentes do projeto e na constituição de um Clube da Rádio, em que os membros, em troca de uma anuidade de baixo valor, ajudam a sustentar o projeto pela importância que lhe reconhecem e beneficiam de algumas vantagens.

Finalmente, quando estiver reconhecido socialmente o serviço público da RIO, pretende o projeto concorrer à atribuição de uma frequência de FM, que o concelho e as suas populações necessitam e têm direito.