RASTREIO GRATUITO DO CANCRO DA MAMA NO CONCELHO DE ODEMIRA

Decorre até ao dia 12 de janeiro uma campanha de Rastreio do Cancro da Mama no concelho de Odemira, totalmente gratuita, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Associação Regional Saúde do Alentejo e o Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Alentejo Litoral e com o apoio do Município de Odemira.

O Rastreio é destinado às mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos e realiza-se de segunda a sexta-feira, entre as 08.00 e as 13.00 e as 14.00 e as 18.00 horas. As mulheres elegíveis para o rastreio vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, anualmente, em Portugal, e 1.800 mulheres morrem com esta doença. Para a Liga “O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.”

O cancro da mama tem maior probabilidade de cura se for detetado a tempo. Através do diagnóstico precoce é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida das pacientes, pelo que o Município de Odemira se associa a esta iniciativa indutora de práticas preventivas conducentes a estilos de vida saudáveis e pró-ativos.

Calendário do rastreio no concelho de Odemira:

9 a 21 dezembro – Vila Nova de Milfontes, junto ao Centro de Saúde

22 a 28 dezembro – São Luís, junto ao Armazém Junta de Freguesia

29 dezembro a 12 janeiro – Odemira, junto ao Centro de Saúde