Sete militares da GNR acusados de torturar imigrantes

https://www.publico.pt/2021/12/16/sociedade/noticia/sete-militares-gnr-acusados-torturar-imigrantes-filmarem-agressoes-gas-pimenta-animal-1988946
Sete militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) são acusados pelo Ministério Público de torturar e humilhar imigrantes por “satisfação e desprezo”. A notícia é avançada pela CNN Portugal, que explica que a investigação teve origem em 2019, quando a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu os telemóveis de cinco militares suspeitos de maus-tratos a imigrantes, no concelho de Odemira. E lá terão sido encontrados os vídeos e imagens que deram origem a este novo processo.

Dos sete militares do Destacamento Territorial de Odemira acusados, três “são reincidentes” (tendo sido condenados por agressões a migrantes): dois encontram-se suspensos, esclarece a GNR, e os restantes cinco aguardam medidas sancionatórias, “que são da responsabilidade de atribuição pela IGAI [Inspecção Geral da Administração Interna], entidade que tutela o processo de inquérito que ainda decorre”.