FOTO: Le beson du noble, Mode menor, Silvae - João Queiroz (óleo sobre tela)
A exposição “As paisagens mudam de lugar”, com mais de 50 obras de artistas lusófonos da coleção da Fundação PLMJ, é inaugurada a 28 de Fevereiro no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.
Com entrada livre, a mostra – que reúne nomes como João Queiroz, Pedro Calapez, Tito Mouraz e Virgínia Fróis – resulta de um convite da Fundação Eugénio de Almeida à Fundação PLMJ e ficará patente até 30 de agosto, segundo informação divulgada pela organização.
Com curadoria de João Silvério, a exposição reúne mais de meia centena de obras da coleção da Fundação PLMJ, integrando artistas de diferentes países de língua portuguesa, e propondo uma reflexão sobre «a paisagem enquanto território em permanente transformação», nomeadamente por José Chambel, Rosana Ricalde, Susana Gaudêncio, Vítor Ribeiro, Ana Pérez-Quiroga, Délio Jasse e Fernanda Fragateiro.
O título da exposição, inspirado num poema de Manuel Gusmão, remete para a ideia de que «a paisagem, tal como a arte, não é fixa, alterando-se consoante o lugar, o tempo e o olhar de quem a observa».
Segundo a organização, a apresentação de “As paisagens mudam de lugar” em Évora tem como objetivo dar a conhecer em maior profundidade o acervo da Fundação PLMJ num contexto expositivo fora de Lisboa, reforçando a circulação de obras e o acesso público à coleção.
A coleção da Fundação PLMJ nasceu há mais de duas décadas centrada na pintura, no desenho e na escultura criadas por artistas de língua portuguesa em início de carreira, e com a missão de apoiar a criação emergente, com especial foco na arte moderna e contemporânea da lusofonia.
Globalmente, o acervo conta com cerca de 1.300 peças de arte contemporânea de 500 artistas em vários meios, incluindo um núcleo de vídeo com mais de uma centena de trabalhos.
“As paisagens mudam de lugar – obras da coleção da Fundação PLMJ” é inaugurada em 28 de Fevereiro, às 17h00, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, onde permanecerá até 30 de Agosto.
FONTE: SUL INFORMAÇÃO ALENTEJO
