Vinhos sustentáveis do Alentejo entre os finalistas dos Prémios dos Fundos Europeus
SOCIEDADE
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo e o projeto Mobilidade para Todos na Calçadinha de Coruche estão entre os 30 finalistas da segunda edição dos Prémios dos Fundos Europeus.
As duas iniciativas, apoiadas por programas de financiamento comunitário, foram selecionadas pelo seu contributo para a sustentabilidade ambiental, a acessibilidade e o desenvolvimento dos territórios. Os vencedores serão conhecidos a 5 de novembro.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) anunciou que os dois projetos da região foram selecionados para a fase final destes prémios, que distinguem iniciativas financiadas por fundos europeus com impacto económico, social, ambiental e territorial.
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, apoiado pelo Alentejo 2020, é finalista na categoria «+ Verde», enquanto o projeto Mobilidade para Todos na Calçadinha de Coruche – 2.ª fase, financiado pelo Alentejo 2030, concorre na categoria «+ Conectado».
Segundo a CCDR Alentejo, a seleção representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por entidades e beneficiários regionais na concretização de investimentos que contribuem para tornar o território «mais sustentável, inovador, inclusivo e competitivo».
A entidade considera ainda que os projetos demonstram a capacidade dos fundos europeus para produzir «resultados concretos na vida das pessoas, nas comunidades locais e no desenvolvimento dos territórios».
Entre os finalistas está o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, uma iniciativa que tem procurado promover práticas ambientalmente responsáveis num dos setores económicos mais representativos da região.
Apoiado pelo Programa Alentejo 2020, o projeto foi selecionado na categoria «+ Verde», que reconhece investimentos associados à sustentabilidade ambiental.
De acordo com a CCDR Alentejo, o programa tem desempenhado «um papel pioneiro na promoção de práticas ambientalmente responsáveis no setor vitivinícola regional».
O trabalho desenvolvido procura contribuir para a redução da pegada ambiental da atividade vitivinícola, incentivar uma utilização mais eficiente dos recursos e reforçar a competitividade dos produtores.
A distinção assume particular importância numa região onde a produção de vinho tem um peso significativo na economia e onde a gestão sustentável dos recursos naturais constitui um desafio para a atividade agrícola.
A CCDR Alentejo destaca precisamente o contributo do programa para «a redução da pegada ambiental, a gestão eficiente dos recursos e o reforço da competitividade de uma das mais importantes fileiras económicas do Alentejo».
A presença entre os finalistas dos Prémios dos Fundos Europeus representa, assim, um reconhecimento nacional da aposta na sustentabilidade da produção vitivinícola alentejana.
Coruche distinguida pela melhoria da acessibilidade
O segundo projeto finalista da região é o Mobilidade para Todos na Calçadinha de Coruche – 2.ª fase, apoiado pelo Programa Alentejo 2030.
A iniciativa concorre na categoria «+ Conectado» e pretende melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade no espaço público.
Segundo a CCDR Alentejo, trata-se de «um exemplo de investimento orientado para a acessibilidade e inclusão», que procura facilitar a circulação e proporcionar melhores condições de utilização dos espaços urbanos.
A intervenção aposta em soluções de mobilidade suave, contribuindo para tornar o espaço público mais acessível e confortável para residentes e visitantes.
A entidade regional salienta que o projeto permite qualificar os espaços de utilização coletiva, em linha com os objetivos de uma mobilidade urbana mais sustentável.
A melhoria das acessibilidades constitui também uma dimensão importante da inclusão social, em particular para pessoas com mobilidade condicionada, idosos e famílias com crianças pequenas.
Ao apostar na requalificação do espaço público, o projeto de Coruche procura responder a necessidades quotidianas da população, ao mesmo tempo que valoriza a utilização pedonal e outras formas de deslocação sustentável.
FONTE: SUL INFORMAÇÃO

Comentários