Offline
Rádio RIO Odemira

Empresas do Alentejo têm 3,5 milhões para contratar profissionais qualificados

ECONOMIA

Empresas do Alentejo têm 3,5 milhões para contratar profissionais qualificados

As micro, pequenas e médias empresas (PME) do Alentejo, incluindo as do Baixo Alentejo, podem candidatar-se a apoios europeus no valor global de 3,525 milhões de euros para contratar profissionais altamente qualificados.

Os dois novos concursos do programa Alentejo 2030 abrangem tanto os territórios de baixa densidade, como as restantes áreas da região, estando as candidaturas abertas até 31 de março próximo.

Os apoios, anunciados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+), com uma taxa máxima de financiamento de 50%.

Do montante global, 2,125 milhões de euros destinam-se às empresas localizadas em territórios de baixa densidade, enquanto os restantes 1,4 milhões de euros estão reservados às PME das outras áreas do Alentejo.

O objetivo é incentivar a contratação de licenciados, mestres, doutorados e pós-doutorados, reforçando as competências das empresas e a sua capacidade de inovação.

Segundo a CCDR Alentejo, estes apoios pretendem contribuir para «a valorização do conhecimento, a transferência de tecnologia, a transição digital e energética e o aumento da competitividade empresarial».

São elegíveis as contratações de profissionais com qualificações de nível 6 ou superior, desde que as empresas desenvolvam atividades enquadradas nos domínios da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo (EREI 2030/RIS3).

A medida procura também aproximar as empresas das universidades e dos centros de investigação, facilitando a incorporação de conhecimento científico e tecnológico nas atividades económicas.

A CCDR Alentejo sublinha que os concursos visam «promover o emprego qualificado, reforçar a ligação entre as empresas e o sistema científico e tecnológico regional, estimular a inovação e criar condições para empregos sustentáveis e de qualidade».

Nos territórios de baixa densidade, como grande parte do Baixo Alentejo, os incentivos poderão ainda contribuir para atrair e fixar trabalhadores com formação superior, ajudando as empresas a superar dificuldades na contratação de profissionais especializados.

As candidaturas devem ser submetidas até às 18h00 de 31 de março de 2027, estando as condições de acesso e os procedimentos disponíveis no portal do Alentejo 2030.

FONTE: SUL INFORMAÇÃO

 

Comentários

Comentário enviado com sucesso!
Carregando comentários...