DIA MUNDIAL DA ENERGIA

1 mês depois do anúncio, a DECO recebeu mais de uma centena de reclamações sobre danos nos equipamentos e equipamentos, dificuldades graves na retomada das telecomunicações e perturbações – cancelamentos e atrasos – nos voos.

O setor da energia continua a ser um problema para as famílias portuguesas, que se queixam, sobretudo, de faturação excessiva:

  • Ano 2024 – 6. 258 reclamações
  • Ano 2025 de janeiro a abril – 2.071 reclamações

No Dia Mundial da Energia, 29 de maio, a DECO reivindica medidas urgentes para baixar o preço da energia, incluindo o valor do IVA, para proteção dos direitos dos consumidores em novos modelos de energia, como por exemplo, comunidades de energia e adoção de políticas públicas de apoio à eficiência energética, combatendo-se a pobreza energética das famílias.

DECO REVELA PREOCUPAÇÕES DAS FAMÍLIAS COM CUSTOS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Os resultados de um inquérito realizado pela DECO através da sua plataforma de assistência e aconselhamos de energia – EVA revelam um retrato das dificuldades, prioridades e comportamentos das famílias portuguesas no que respeita ao consumo de energia.

A DECO alerta que a maioria dos consumidores está preocupada com a fatura e a sua difícil leitura. Embora as famílias manifestem seu interesse em reduzir custos e melhorar a eficiência energética de sua casa, a linguagem complicada da fatura de energia e a desinformação e a complexidade das medidas de apoio continuam a ser barreiras à gestão eficiente do consumo. É URGENTE QUE SE INVISTA NA LITERACIA ENERGÉTICA DOS CONSUMIDORES.

Por outro lado, a vulnerabilidade energética é uma realidade para muitas famílias que não aquecem a casa no inverno ou arrefecem no verão, vivendo em habitações pouco confortáveis e até pouco saudáveis.

A DECO apoia os consumidores através da sua plataforma EVA. Mais informações em https://eva.deco.pt