DIA ABERTO "REGENERAR ODEMIRA
Voluntariado Internacional para Jovens em Odemira
O Município de Odemira, em cooperação com associações do território, vem implementando desde 2015 o programa de Voluntariado Internacional para Jovens, ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia.
Em 10 anos, 41 jovens odemirenses partiram para a Europa em experiências de voluntariado e 39 voluntários internacionais escolheram Odemira para viver, aprender e contribuir para a regeneração da região.
Os projetos "Odemira na Europa" e o atual "REGENERAR ODEMIRA" já envolveram 27 entidades de 11 países e 13 entidades locais, num percurso que promoveu a cidadania ativa, a sustentabilidade e o intercâmbio cultural. Este caminho conta com mais de 580 mil euros de financiamento do Corpo Europeu de Solidariedade.
Neste momento, 24 jovens realizam o seu Voluntariado Internacional no território de Odemira, contribuindo com actividades de solidariedade para a comunidade local e para a regeneração da paisagem.
No dia 9 de Abril, das 10h às 12h30, convidamos ao Dia Aberto "REGENERAR ODEMIRA" onde mostraremos resultados das actividades de voluntariado na aldeia de São Luís e contaremos as histórias de jovens que escolheram fixar-se na ruralidade, reflectindo sobre o impacto do programa de voluntariado internacional no concelho de Odemira.
O programa conta com a presença do Sr. Presidente da Câmara Helder Guerreiro.
