O Município de Odemira estabeleceu um protocolo de cooperação com o Laboratório Associado TERRA, com o objetivo de reforçar o compromisso conjunto para o desenvolvimento de iniciativas científicas, formativas e de valorização territorial. A parceria reforça a aposta do Município de Odemira em políticas públicas sustentadas em evidência científica e na criação de sinergias que promovam o desenvolvimento sustentável.
A parceria foi formalizada no âmbito o Encontro Anual do TERRA, realizado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, no passado dia 22 de abril, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Terra, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.
No Dia Mundial da Terra, o Laboratório Associado TERRA reuniu investigadores, decisores públicos representantes institucionais, promovendo um espaço de reflexão sobre os desafios que o país enfrenta e as soluções que a ciência pode oferecer.
Com uma agenda dedicada aos impactos das intempéries e eventos climáticos extremos em Portugal e discussão sobre estratégias urgentes para reforçar a resiliência dos territórios mais vulneráveis. O evento contou ainda com a apresentação de três novos Policy Briefs desenvolvidos no âmbito do TERRA Policy Hub, com recomendações sobre Prescrição de Natureza, Cidades Verdes e Resiliência Urbana e Sistemas Agroflorestais Sustentáveis. A completar a manhã trabalho, foi assinado o Protocolo de Cooperação com o Município de Odemira
O TERRA afirma-se como um Laboratório Associado para a sustentabilidade do uso da terra e dos serviços dos ecossistemas, que enfrenta os desafios da sociedade e fornece respostas e aconselhamento aos setores público e privado, quer através do envolvimento de cientistas, partes interessadas e decisores políticos para co-criar conhecimento e construir processos para o desenvolvimento sustentável e gestão de recursos naturais. Congrega mais de 400 investigadores de cinco unidades de investigação das Universidades de Lisboa e Coimbra, que convergem num tema comum: a sustentabilidade no uso da terra, tanto do ponto de vista do ecossistema como da população.
FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DE ODEMIRA - NOTA DE IMPRENSA
