Amália regressa ao Brejão entre memórias, fado e mar
CULTURA
A casa onde Amália Rodrigues passava longas temporadas, entre o campo e o mar do Sudoeste Alentejano, volta a abrir as portas para recordar a fadista. No dia 10 de outubro, a Herdade do Brejão, no concelho de Odemira, recebe visitas guiadas e teatralizadas, música, uma missa campal e, ao final da tarde, fado no jardim. A participação nas iniciativas é gratuita.
A homenagem «Odemira Recorda Amália Rodrigues» pretende celebrar não apenas uma das maiores vozes da música portuguesa, mas também a forte ligação que Amália manteve com o Brejão e as suas gentes, num lugar que escolheu para descansar e onde passou longos períodos.
A programação começa às 11h00 e prolonga-se até às 19h00, período durante o qual será possível participar em visitas guiadas à casa de férias de Amália Rodrigues, situada na Herdade do Brejão.
Em três momentos do dia — 12h00, 14h00 e 15h00 — a visita ganha uma dimensão teatral com «Amália e César, Memórias do Brejão», apresentada em parceria com a Boutique da Cultura.
A proposta convida o público a entrar nas memórias de Amália Rodrigues e César Seabra, evocando as vivências do casal e a sua relação com aquele território, onde a fadista encontrou um refúgio «entre a simplicidade do campo e a imponência do mar».
As visitas teatralizadas necessitam de reserva prévia, que pode ser feita através do endereço de correio eletrónico indicado pela organização: eventos@amaliarodrigues.pt.

A partir das 16h00, será a música a assumir maior protagonismo, com a atuação do Coro Comunitário da Boutique da Cultura.
Uma hora mais tarde, às 17h00, realiza-se no jardim da herdade uma Missa Campal em homenagem a Amália Rodrigues, acrescentando uma dimensão religiosa e de evocação à jornada.
E será também no jardim que a homenagem terminará como não poderia deixar de ser: com fado.
Às 18h15, Ana Sofia Marques dá voz a um espetáculo intimista, acompanhada por Filipe Baptista, na guitarra portuguesa, e Paulo Feiteira, na viola de fado. No repertório estarão fados que ficaram ligados à voz e ao percurso artístico de Amália Rodrigues.
A iniciativa procura, desta forma, fazer da própria casa e da paisagem do Brejão parte da homenagem, recuperando as memórias da relação da fadista com este recanto do concelho de Odemira.
«Odemira Recorda Amália Rodrigues» é promovida pela Fundação Amália Rodrigues, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de São Teotónio, Associação Cultural de Desenvolvimento Económico e Social do Brejão, Paróquia de São Teotónio e Boutique da Cultura.
FONTE: SUL INFORMAÇÃO

Comentários