Depois de alguns dias de sol, o tempo vai mudar no sul do país: a chuva está de volta e vem acompanhada pela descida da temperatura já nos próximos dias, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os dias de céu pouco nublado ou limpo e com temperatura, em especial a máxima, «acima do que é normal para a época do ano», vão terminar «por influência» de uma depressão que se irá «centrar a oeste do continente, em deslocamento para sul, e que irá permanecer durante a semana» entre o arquipélago da Madeira e Portugal continental, explica o instituto.
Ao longo dos últimos dias, «o anticiclone tem-se localizado na região dos Açores, estendendo-se em crista para a Península Ibérica, situação que irá mudar já a partir de amanhã, enquadra o IPMA.
Já a partir desta segunda-feira, dia 6, haverá «um aumento da nebulosidade e o regresso da precipitação, a começar no litoral da região Sul e a estender-se gradualmente para norte e para o interior», lê-se em comunicado.
A previsão indica que precipitação será mais «intensa e frequente no dia 7», terça-feira, e poderá ser acompanhada de trovoada.
O vento irá predominar do quadrante sul, sendo mais intenso nas terras altas, onde poderá ter por vezes rajadas até 80 km/h também no dia 7.
Além da precipitação, «o parâmetro com maior impacto nesta situação meteorológica será a descida acentuada dos valores da temperatura máxima», também prevista para dia 7, em que a descida poderá ir até 10°C em alguns locais do território.
«Desta forma teremos a maior parte do território com valores de temperatura máxima abaixo dos 20°C», frisa o IPMA.
A temperatura mínima irá registar uma pequena descida, ficando a variar entre 8 e 12°C.
Também para esta segunda-feira, dia 6, há previsão de poeiras, mas estas «têm tendência a ser deslocadas para leste a partir da tarde de dia 7, transportadas na circulação da referida depressão».
Durante este período, a ondulação na costa ocidental terá um aumento no dia 8, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
O posicionamento desta depressão vai «condicionar as previsões dos próximos dias, pelo que esta situação tem alguma incerteza associada», refere o IPMA, que aconselha por isso o acompanhamento das previsões e da possível emissão de avisos meteorológicos nos próximos dias.
FONTE: SUL INFORMAÇÃO ALENTEJO
