CULTURA: Exposição de pintura retrata vidas e rotinas de comunidades imigrantes, em Monsaraz

Publicada em: 18/04/2026 09:57 -

O Município de Reguengos de Monsaraz vai acolher, até 17 de Maio, a exposição de pintura “À Sombra de Estrelas Cintilantes”, da artista plástica Margarida de Araújo, que retrata vidas e rotinas de comunidades imigrantes.

A mostra pode ser visitada, diariamente, das 9h30 às 12h30 e entre as 14h e as 17h30, na Igreja de Santiago, em Monsaraz.

A exposição “À Sombra de Estrelas Cintilantes” apresenta um conjunto de pinturas que refletem sobre a presença de comunidades imigrantes no quotidiano urbano e a sua ligação às terras de origem.

«Através de uma abordagem sensível e observacional, a artista convida o público a refletir sobre as histórias silenciosas que habitam o espaço público, os encontros fugazes nas ruas, rotinas diárias e momentos de ligação à distância com familiares e memórias deixadas para trás», lê-se na nota de divulgação.

Margarida de Araújo, residente em Serpa, desenvolve o seu trabalho artístico nas áreas da escultura, pintura, cerâmica e ilustração digital.

O seu percurso tem vindo a afirmar-se em diversos contextos nacionais e internacionais, com exposições recentes no Alentejo, bem como em cidades como Madrid, Veneza, Sevilha, Nova Iorque, Berlim, Lisboa e Porto.

Entre as suas obras mais reconhecidas destacam-se a escultura da Oliveira, no lagar da Olibest em Serpa, a escultura comemorativa do 30.º aniversário da Ovibeja, em Beja, e o mural da Rua de São Marçal, em Lisboa.

A curadoria da exposição de pintura “À Sombra de Estrelas Cintilantes” está a cargo de Helena Inverno, cineasta formada em Belas Artes pela Central Saint Martins – University of the Arts London.

FONTE: SUL INFORMAÇÃO

Compartilhe: x
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...