Num território marcado pela diversidade cultural e pela presença de comunidades migrantes de diferentes partes do mundo, a SUMMER BOWING afirma-se como uma experiência de encontro entre jovens com origens, referências e sensibilidades distintas, valorizando a convivência, a escuta e a criação artística enquanto ferramentas de aproximação humana.
A SUMMER BOWING culmina a 21 de Junho no Dia Aberto ao Planeta #9, uma iniciativa regular da Lavrar o Mar que reúne comunidade, artistas, famílias e participantes em torno de experiências de encontro, criação e convivência. Nesta edição, o dia funcionará também como momento de partilha pública desta escola de Verão, abrindo a Casa NOVO BOWING a amigos, vizinhos e curiosos para conhecerem as experiências e criações desenvolvidas ao longo da semana.
A participação é gratuita e aberta a jovens dos 10 aos 18 anos, mediante inscrição prévia através do e-mail info@novobowing.pt ou do telefone (+351) 912 885 896.
Sobre o NOVO BOWING
O NOVO BOWING é um projecto artístico e social da Lavrar o Mar, que promove a integração através da arte, fortalecendo os laços entre as comunidades oriental e ocidental do concelho de Odemira. Apoiado pelo Alentejo 2030, no âmbito do Portugal 2030, cofinanciado pela União Europeia, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Câmara Municipal de Odemira, o projecto é coordenado por Madalena Victorino e inspira-se na experiência do anterior projecto BOWING, ampliando o impacto da criação artística na coesão social do território.
Num concelho marcado pela chegada, permanência e partida de migrantes asiáticos, o NOVO BOWING aposta na construção de um ecossistema de inclusão baseado na arte, na escuta e na partilha de conhecimento. Envolvendo activamente migrantes e comunidade local, propõe um programa de acções que promove o encontro intercultural, a capacitação profissional e a valorização mútua entre pessoas de diferentes origens.
O projecto estrutura-se em três eixos de intervenção:
-
Escola / Arte e Currículo – práticas artísticas como ferramenta de inclusão e aprendizagem no contexto escolar;
-
Pessoa / Arte, Mistura e Encontro – actividades culturais e colaborativas que promovem o encontro e o diálogo;
-
Labor / Impulso – Aprender – Transformar – valorização de conhecimento e capacitação para a inclusão laboral e social da população migrante.
A sua sede, a Casa NOVO BOWING – Centro para as Relações Planetárias, ocupa a antiga Residência de Estudantes de Odemira, cedida pelo município, e funciona como um laboratório vivo de criação, partilha e experimentação artística.
Mais do que um projecto artístico, o NOVO BOWING é um gesto de futuro: uma proposta de encontro onde a arte serve de linguagem comum para imaginar e construir uma comunidade mais coesa, justa e plural.
+info:
comunicacao@lomcooperativa.pt
Tel. (+351) 916 513 068
