CULTURA: Aljezur mergulha na tradição com o regresso do Banho 29
A Praia do Monte Clérigo volta a receber, no dia 29 de agosto, o tradicional Banho 29, um dos costumes populares mais emblemáticos de Aljezur, que este ano será novamente antecedido por uma marcha-passeio e contará com animação musical. A iniciativa integra as comemorações do Feriado Municipal de Aljezur.
A tradição manda entrar no mar neste dia, num ritual transmitido entre gerações e associado à crença popular de que este banho «vale por 29». Há também quem lhe atribua poderes de purificação e de proteção, embora a origem histórica do costume não esteja claramente estabelecida.
O Banho 29 é celebrado noutros pontos do Algarve, mas, em Aljezur, está intimamente ligado à Praia do Monte Clérigo e ao próprio feriado municipal.
Este ano, as comemorações começam às 10h00, com uma marcha-passeio de três quilómetros, tendo como ponto de concentração a rotunda junto ao antigo Parque de Campismo do Vale da Telha.
O percurso termina na Praia do Monte Clérigo, preparando os participantes para o momento principal da manhã.
Às 11h00, chega a hora do Banho 29, com os participantes convidados a cumprir o ritual e a entrar nas águas do Atlântico.
A animação musical estará a cargo de Os Alfarroba, recuperando o ambiente festivo e comunitário que acompanha esta tradição.
O costume recorda as antigas deslocações das populações do interior até ao litoral algarvio no final do verão. As origens permanecem incertas e convivem diferentes explicações transmitidas pela tradição oral, desde antigos rituais de fim de verão a possíveis influências da presença islâmica no Algarve. O elemento que atravessou o tempo é a crença nas propriedades especiais do banho tomado a 29 de agosto.
Para facilitar a participação de habitantes de todo o concelho, a Câmara de Aljezur disponibiliza transporte gratuito, com passagens durante a manhã por Carrapateira, Bordeira, Alfambras, Moinho da Légua, Odeceixe, Maria Vinagre, Rogil, Serominheiro, Carrascalinho, Igreja Nova, Bombeiros e Mercado Municipal de Aljezur, antes da chegada ao Vale da Telha. O regresso aos locais de origem está previsto para as 14h00.
Mais do que um mergulho coletivo, o Banho 29 continua a funcionar como um reencontro de Aljezur com uma tradição ligada ao mar e às antigas vivências rurais do concelho.
Ao longo dos anos, a recriação tem procurado preservar a memória das romarias em que as populações se deslocavam até à costa, levando consigo comida e transformando o dia numa ocasião de convívio.
Já em edições anteriores, a autarquia incentivou a recuperação dessas antigas romarias, incluindo as vestimentas e os piqueniques de outros tempos.
Assim, na manhã de 29 de agosto, o Monte Clérigo volta a ser ponto de encontro para quem quiser cumprir um ritual antigo: caminhar até ao mar e mergulhar nas águas frias da Costa Vicentina, mantendo vivo um costume que se tornou parte da identidade cultural de Aljezur.
FONTE: SUL INFORMAÇÃO

Comentários